warning icon
YOUR BROWSER IS OUT OF DATE!

This website uses the latest web technologies so it requires an up-to-date, fast browser!
Please try Firefox or Chrome!

Tendência em decoração, os pergolados de madeira – vigas paralelas apoiadas em colunas – podem ser instalados no meio ou em um dos cantos do seu jardim, bem como para determinar garagens ou receber as suas visitas na entrada de sua residência, com charme e receptividade.

Pergolados de Madeira - bahoma- curitibaDo italiano pergola ou do latim pergula, a palavra pergolado, ou “cobertura protetora”, em português é representada por uma construção saliente, terraço afastado da parede, com pilares suportando barrotes, cobertos, ou não.

A variedade de opções de tipos de pergolados, que podem ser constituídos por madeiras como bambu , eucalipto, jatobá, peroba, pínus ou até mesmo madeira de demolição, só não é maior que o seu cardápio de objetivos: seja para receber parentes e amigos, bem como para refeições em conjunto ou momentos solitários, como também para um tranquilo ambiente digno da leitura de um bom livro.

Prova destas 1001 utilidades do pergolado de madeira é que você pode utilizá-lo para proteger o seu ofurô ou banheira de hidromassagem externos, ser o teto para a sua churrasqueira, ilustrar a área da piscina, a estrutura também deixa a área social mais aconchegante, como com a decoração de móveis para boas conversas em um ambiente de relaxamento.

Seja com madeiras bem juntinhas para proteger do sol, seja em estrutura mais espaçada, para a cobertura de garagens, os pergolados podem ser vazados ou mesmo contar com coberturas. A versão de madeira dos pergolados é ideal para quem deseja imprimir sofisticação ao ambiente, muito mais do que a opção de concreto, já que, somado a uma cobertura de vidro temperado ou mesmo de um jardim mesclando flores e plantas ornamentais – como é comum em regiões da Itália, por exemplo – controla a incidência de luz, ao mesmo tempo em que confere um ambiente rústico e convidativo.

Instalação do pergolado de madeira

Parece simples, mas é importante ressaltar que os pilares, durante a montagem, sejam escolhidos de forma em que a base seja capaz de suportar o peso da estrutura superior, pensando, inclusive, em possíveis coberturas em vidro ou plantas, por exemplo. Para isso, os pilares devem ser apoiados em sapatas de concreto, e não diretamente no solo batido, garantindo a estabilidade.

Cuidados periódicos

O objetivo óbvio é aumentar o tempo de vida da sua instalação, certo? Então, para isso, você deve assumir cuidados com o seu pergolado de madeira: periodicamente, aplique uma camada de verniz ou pintura na madeira, protegendo-a assim às intempéries, com as variações climáticas de sol ou chuva em excesso.

Pergolados de madeira na entrada da casa

Além de beleza ao seu jardim, nos fundos da residência, os pergolados de madeiras podem ser utilizados para a extensão da fachada de sua casa, como um caminho, ligando espaços externos e internos. Além disso, os pergolados podem abrigar os automóveis de quem mora ou visita o lar, em uma simples, mas bela cobertura.

Cobrir ou não o seu pergolado de madeira, eis a questão

Vazada, parcial ou coberta, a cobertura, ou não, do pergolado de madeira varia de acordo com o gosto do cliente. Caso a escolha seja por não cobrir, pense em madeiras menos espaçadas no teto, diminuindo a exposição ao sol e chuva.

Já para um visual mais rústico, opte por um “teto vivo”, com plantas trepadeiras (tumbérgia-azul, jade, madressilva, sapatinho de judia e cipó-de-sino) ou até mesmo um pomar, com a escolha de frutos que possam compor a superfície do seu pergolado, como o maracujá, por exemplo.

Por último, para um layout mais moderno, a melhor opção é a placa de vidro temperado que, apesar de proteger da exposição solar, não interfere na entrada de luz.

Gostou? Ligue para a Bahoma Madeiras Tropicais e receba um orçamento gratuito para a sua residência: (41) 3576-1899.  De segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, a nossa central de atendimento está à disposição para tirar as suas dúvidas. Venha conhecer o nosso showroom: R. João Bettega, 4551 – CIC.

Conheça nossa linha de pergolados. Clique aqui.

loading
×