Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Para que servem os Pergolados de Madeira?

Criado na antiga Itália com o propósito de servir como sustento para parreiras de uva, os pergolados de madeira nada mais são do que estruturas fixas de madeira montadas em locais abertos — sobretudo em jardins e áreas de descanso — e tem como finalidade principal decorar o ambiente e gerar sombras agradáveis, servindo como abrigo para plantas ornamentais ou mesmo pessoas em seus momentos de relaxamento e meditação. Atualmente são muito explorados em projetos de paisagismo e arquitetura, sendo possível encontra-los até mesmo em terraços de prédios de grandes cidades.

Com uma estrutura simples composta basicamente de pilares, vigas e caibros de madeira, os pergolados permitem ser instalados até mesmo por pessoas com o mínimo conhecimento em construção civil. O que mais importa, na verdade, é a escolha correta do tipo de madeira, o estilo e o local onde será instalado.

Em geral, os locais mais indicados para instalação do pergolado são:

Jardins: O contraste evidente entre o verde e a textura da madeira trazem um aspecto mais natural e rústico para o jardim. Muitas pessoas o utilizam como um espaço de relaxamento, incrementando com flores, vasos, bancos de madeira, etc.

Garagens: Além de servir como um abrigo seguro para veículos, a escolha do pergolado de madeira para a garagem ajuda a “quebrar” o estilo monótono da fachada, valorizando muito mais as cores e a arquitetura do ambiente.

Piscinas: Um pergolado de madeira sobre a área da piscina ou ofurô permite aproveitar a entrada de luz natural e ao mesmo tempo emitir uma sombra agradável. É bastante utilizado em conjunto com os decks de madeira.

Varandas: Uma das grandes vantagens de utilizar o pergolado de madeira na varanda de casa é a possibilidade de cobri-lo com vidro temperado ou policarbonato. Dessa forma, é possível aproveitar a luz natural e proteger o ambiente contra chuvas.

Tipos de madeira para pergolados

Levando em consideração o tempo de uso e a exposição aos agentes naturais (sol, chuva, frio, umidade, etc), é extremamente importante que o pergolado seja construído apenas com madeiras densas e resistentes a intempéries. Madeiras com menor densidade podem envergar com muita facilidade e prejudicar a estética do produto. Sendo assim, as madeiras mais indicadas são:

Itaúba: Madeira pesada e de extrema durabilidade. Apresenta alta resistência ao ataque de organismos xilófagos (fungos apodrecedores, cupins e xilófagos marinhos). Bastante utilizada na construção de embarcações, móveis, implementos agrícolas, etc.

Ipê: Madeira exótica e nativa do Brasil. É bastante pesada e dura, apresentando alta resistência ao ataque de insetos e ao apodrecimento. Muito comum ser utilizada em áreas externas como postes, estacas, vigas, caibros, caixilhos de portas, etc.

Cambará: Muito conhecida por sua utilização na construção de coberturas e telhados. Apresenta grande resistência à umidade e organismos vivos como fungos, brocas e cupins. É fácil de ser trabalhada e apresenta um bom acabamento.

Pensado em construir um pergolado de madeira em sua casa?

Como vimos acima, os pergolados de madeira são itens simples, mas proporcionam um grande valor ao ambiente onde está instalado, seja em jardins, piscinas ou varandas. Se você pretende construir um pergolado de madeira em sua casa, consulte antes nosso estoque de madeiras nobres e exclusivas para decks e pergolados.

A Bahoma é uma madeireira em Curitiba que busca trazer apenas madeiras de alto padrão e qualidade para seus consumidores. Por isso, cada peça é cautelosamente selecionada com o objetivo de proporcionar requinte e sofisticação ao produto final.