Fale Conosco
Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Diferença entre Assoalho, Piso Laminado e Taco de Madeira

Diferença entre Assoalho, Piso Laminado e Taco de Madeira

A madeira é o material mais requisitado e bem aceito por arquitetos e profissionais da decoração atualmente. Por oferecer uma série de pontos positivos, tais como conforto, elegância e durabilidade, é comumente empregada em pisos e revestimentos, podendo ser encontrada em forma de assoalhos, pisos laminados ou tacos. Para entender a diferença entre essas três opções, leia o artigo que escrevemos abaixo:

Assoalho de Madeira

O assoalho é o revestimento de madeira para pisos mais tradicional e antigo que existe. Há décadas no mercado, já foi amplamente utilizado em projetos de arquitetura de todos os tipos — dos mais clássicos aos mais modernistas — e até os dias atuais continua sendo bastante utilizado.

Consiste em tábuas corridas de madeira maciça aplicadas uma a uma sobre o piso bruto. A aplicação dessas tábuas pode ser feita com o uso de cola adesiva, epóxi, parafusos ou por encaixe macho-fêmea. Pode ser encontrada em tons e espessuras variadas, geralmente fabricadas a partir de madeiras como Ipê, Cedrinho e Garapeira.

Uma das grandes vantagens do assoalho de madeira é a durabilidade. Por ser um material denso e maciço, pode durar por longos anos. Por isso, é comum encontrarmos casarões centenários com assoalho original e em excelente estado de conservação.

 

Piso Laminado

Trata-se de lâminas fabricadas a partir de aglomerados de HDF, vinil e outros elementos que imitam a textura da madeira. Assim como os assoalhos, são peças individuais com determinados tamanhos e espessuras e necessitam ser encaixadas uma a uma sobre o piso. Porém, por se tratar de um material não muito denso, exige um cuidado maior em relação a umidade do ambiente onde será instalado. Sendo assim, é necessário preparar muito bem o piso com isolantes contra umidade antes de realizar a instalação.

O que faz do piso laminado ser um dos mais vendidos do Brasil é o seu preço relativamente baixo e sua facilidade de manutenção. Por conter uma camada superficial de verniz, ajuda a evitar o acúmulo de sujeira e resíduos na superfície, facilitando bastante no momento da limpeza.

Em termos de durabilidade, o piso laminado perde para o assoalho. A maioria dos grandes fornecedores oferecem uma garantia média entre 12 e 20 anos, da qual dificilmente consegue ser ultrapassada.

 

Tacos de Madeira

Os famosos e elegantes pisos de tacos tiveram seu auge no mundo da arquitetura entre os anos 50 e 60 no Brasil, porém, na última década, a busca por esse estilo tem crescido de forma significativa. Fabricados em madeira maciça, oferecem qualidades indiscutíveis como durabilidade, rusticidade, aconchego e conforto térmico, agregando grande valor estético ao imóvel.

Se comparado aos assoalhos de madeira, sua instalação é bem mais complexa e exige mais tempo, porém, o resultado é recompensador. Uma das grandes vantagens do piso de tacos é a possibilidade de instalar as peças em diferentes maneiras, o que permite combinar o estilo do piso com a arquitetura do ambiente.

Se você possui um piso como esse em sua casa, não se desfaça dele em hipótese alguma, mesmo que já esteja um pouco desgastado. Existem vários meios de se restaurar um piso de tacos e deixa-lo com um aspecto de novo, da qual falaremos mais adiante em nosso blog.

Buscando por Pisos de Madeira em Curitiba?

Mais do que apenas uma madeireira em Curitiba, a Bahoma Madeiras Tropicais oferece produtos com alto padrão de qualidade e aceitação no mercado. Trabalhamos com madeiras selecionadas e de procedência para pisos e revestimentos nobres.