warning icon
YOUR BROWSER IS OUT OF DATE!

This website uses the latest web technologies so it requires an up-to-date, fast browser!
Please try Firefox or Chrome!

Você sabe o que é um pergolado? Sabe quais os cuidados na manutenção de pergolados de madeira? Cada vez mais popular entre os brasileiros, este tipo de galeria é figurinha facilmente encontrada em residências e edificações empresariais. É encontrada em todo o país, embora seu nome não seja tão comum quanto o seu encontro.

Tipo de construção para jardins e áreas externas. Além de servir como garagens, por exemplo, os pergolados criam ambientes bucólicos, românticos e aconchegantes. Servem bem para reuniões entre familiares e amigos, aprazíveis para momentos de relaxamento e lazer.

dicas de montagem de pergolados de madeira, Dicas sobre Pergolados de Madeira

Cuidados na montagem de pergolados de madeira

Embora possam ser construídos utilizando concreto, ferro, alumínio e bambu, dentre outros exemplos, não há dúvidas de que o mais charmoso dos pergolados é composto por uma estrutura de madeira.

Para este tipo de construção, se faz necessário que o responsável pela instalação componha um travamento entre as vigas, de forma paralela, para que seja possível a passagem de luz, sem que se perca a segurança e sustentação.

Processo de montagem de um pergolado de madeira

O primeiro passo é a medição do ambiente em que deseja instalar o pergolado em seu jardim. Em seguida, escolha o tipo de madeira – previamente tratada, claro, para a exposição ao sol e variações climáticas. Considerando o tamanho, para que ela não tenha emendas, bem como não pode estar empenada ou apresentando qualquer parte danificada. As madeiras que serão utilizadas nas bases verticais devem ter, no mínimo, 3 metros de comprimento (altura) por 8 cm² (largura). Ao instalar o seu pergolado no solo, utilize barbantes para a marcação dos quatro lugares.

Já para a instalação em um deck ou em concreto, vale ressaltar a importância em verificar se o nível está correto.

Em seguida, ao ligar e fixar as duas bases verticais, de lados opostos, utilize parafusos grossos para pregar as peças de madeira transversais, formando assim um retângulo. Para verificar se o ângulo aponta 90º, utilize nível de bolha.

Lembre-se: as vigas de madeira da cobertura devem respeitar um espaço de 20 a 40 centímetros entre elas, garantindo assim a passagem de luz.

Cobrindo o seu pergolado de madeira

Caso opte por cobrir o seu pergolado de madeira, há duas opções: de forma natural, ou seja, por plantas, ou de forma artificial, por uma estrutura de vidro ou policarbonato.

Para o segundo caso, vale ressaltar que são materiais transparentes, com iluminação não afetada e protegendo da chuva, sem tirar a visão do céu e o contato com o ambiente.

Exemplos de plantas trepadeiras para a cobertura do seu pergolado de madeira:

  • tumbérgia,
  • maracujá,
  • alamanda,
  • jasmim-dos-açores,
  • lágrima-de-cristo,
  • dipladênia (também conhecida como mandevila),
  • buganvília,
  • jasmin-de-madagascar,
  • aspargo-pendente
  • rosinha-trepadeira.

Escolha o tipo de cobertura correta

Entre as opções para coberturas artificiais, o mais importante é a escolha de um item translúcido, que mantenha a sensação de integração à natureza. O vidro é, sem sombra de dúvida, um dos materiais com maior durabilidade, se comparado ao policarbonato. Neste caso, a escolha indicada é por um vidro laminado de 8 MM (4+4 Duplo incolor). Ele tem tratamento refletivo, de 0,40 a 0,55 de coeficiente de sombreamento e de 32 a 40% de reflexão solar total.

Pergolados de Madeira - bahoma- curitiba, cuidados na montagem do pergolado de madeiraNo quesito segurança, vale ressaltar que o vidro laminado, formado por duas chapas unidas por uma PVB (Película de Polivinil Butiral), leva vantagem, já que não estilhaça, tampouco se desloca.

Por outro lado, o policarbonato – composto pela mistura dos componentes químicos aço carbônico e bisfenol – apresenta 250 vezes mais resistência a impactos, quando comparado ao vidro.

Quanto ao conforto térmico, o policarbonato, em sua versão colorida, garante maior tempo de permanência sob o pergolado. Mantendo um clima aconchegante, seja sob forte sol ou chuva. O ponto fraco da estrutura em policarbonato são as moléculas que estão sujeitas a oxidação.

Gostou? Ligue para a Bahoma Madeiras Tropicais e receba um orçamento gratuito para a sua residência: (41) 3576-1899. De segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, a nossa central de atendimento está à disposição para tirar as suas dúvidas sobre o material e a instalação. Venha conhecer o nosso showroom: R. João Bettega, 4551 – Portão.

TAGS: pergolados, pergolados de madeira, cuidados com pergolados

loading
×