Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Como calcular a quantidade de tomadas e de tinta para fazer uma reforma

Como calcular a quantidade de tomadas e de tinta para fazer uma reforma

Hoje trouxemos duas dicas especiais em relação a reforma de ambientes. Muitas pessoas tem dúvidas sobre a quantidade correta de tomada, como também a quantidade correta de tinta na hora de fazer a reforma da casa ou do apartamento. Não fique mais com essa dúvida, confira o artigo abaixo e fique por dentro.

Como fazer o calculo correto da quantidade de tomadas?
Muitos especialistas recomendam que seja instalada uma tomada a cada 6 m², ou, no caso de espaços maiores, uma tomada para cada 5 metros de parede. No entanto, levar esta recomendação ao pé da letra pode não ser suficiente, o que obrigaria o morador a fazer uso de extensões e multiplicadores (benjamins), os quais podem aumentar o valor da conta de luz e até mesmo comprometer a segurança das instalações elétricas.

O ideal mesmo, portanto, seria fazer um projeto com o auxílio de um engenheiro elétrico e também pensar nos equipamentos que você pretende colocar em cada cômodo.

Vale lembrar que na cozinha e na lavanderia, por exemplo, a quantidade de tomadas necessárias é maior, em função do número de eletrodomésticos. Nestes ambientes, considere instalar uma tomada a cada 3,5 metros e certifique-se de que equipamentos como máquina de lavar, secadora e micro-ondas contam com tomadas exclusivas. No caso específico da cozinha, não se esqueça de instalar ao menos uma tomada acima da pia.

A sala também merece atenção, pois acomoda diversos aparelhos eletrônicos, além de luminárias. O ideal é que cada um deles (TV, Blu-Ray, videogame, equipamento de som etc.) conte com uma tomada de uso único. No quarto, considere instalar as tomadas perto dos criados-mudos.

Tomadas em regiões mais peculiares
Em subsolos, garagens e sótãos, o recomendável é instalar pelo menos uma tomada. Mesmo caso do banheiro, em que ela deve ser colocada a no mínimo 60 cm de distância do box. Em varandas, quando não for possível a instalação no próprio local, a tomada deve ficar próxima ao acesso a ela.

Em relação à tensão da tomada, mesmo que você more na região Sul ou Sudeste, em que o padrão 110 é mais comum, não se esqueça de planejar a instalação de algumas tomadas 220, considerando que determinados equipamentos normalmente apresentam esta voltagem.

Como fazer o calculo do gasto de tinta?
Chegamos a um ponto muito importante, é crucial para evitar gastos. Ao fazer o cálculo para evitar desperdício no momento de comprar as latas de tinta, tenha em mente que quanto melhor a qualidade do produto, menos demãos serão necessárias.

Comece multiplicando a largura pela altura das paredes, somando os resultados de cada uma. Desconte a área de portas e janelas se elas forem muito grandes ou houver várias no cômodo.

Para calcular a área do teto, multiplique o comprimento pela largura. O fabricante indica na embalagem qual o rendimento do produto, porém, para um valor mais exato, leve em consideração as perdas de tinta que podem ocorrer de acordo com o acessório utilizado para a pintura. Faça todos esses cálculos de maneira prévia e você evitará gastos desnecessários.